Mais de 35 anos após seu lançamento oficial, "Que País É Este" continua sendo uma das músicas mais emblemáticas do rock nacional e um dos principais símbolos de contestação social da música brasileira. Diante do uso recorrente da canção em manifestações políticas de diferentes espectros ideológicos, o baterista da Legião Urbana, Marcelo Bonfá, afirmou que não se incomoda com a forma como a obra é utilizada.
Em entrevista ao jornalista Valmir Moratelli, da revista Veja, Bonfá declarou que a composição nunca foi criada para defender um partido ou uma corrente política específica.
"Essa música nunca foi partidária, nem de direita, nem de esquerda. A gente fala de um contexto que serve para os dois. E usam isso inevitavelmente, mas não estou nem aí. Pode fazer o que quiser", afirmou.
Segundo o músico, o significado da letra permanece evidente para quem consegue compreender sua mensagem, independentemente do posicionamento político de quem a canta.
Canção nasceu antes da Legião Urbana
Embora tenha sido lançada oficialmente pela Legião Urbana em 1987, a música foi escrita por Renato Russo ainda no fim da década de 1970, quando o cantor integrava a banda Aborto Elétrico.
Criada nos últimos anos da ditadura militar, a composição faz críticas à corrupção, à violência, às desigualdades sociais e aos problemas estruturais do país. Com o passar das décadas, tornou-se presença frequente em protestos e mobilizações populares.
"Infelizmente, continua atual"
Bonfá também afirmou enxergar "Que País É Este" como uma obra que pertence aos brasileiros, e não apenas à banda que a gravou.
Para o baterista, o fato de a música continuar sendo cantada por diferentes gerações revela sua força artística, mas também evidencia que muitos dos problemas abordados por Renato Russo permanecem presentes na realidade do país.
"Acho que é uma música jovem, é das pessoas do Brasil, do brasileiro, de todo mundo. Quem está lá dentro canta e quem está fora canta. É uma música que continua atual, infelizmente, e isso é assustador", concluiu.
Lançada no álbum homônimo de 1987, "Que País É Este" permanece como um dos maiores clássicos da Legião Urbana e segue despertando debates sobre seu significado e sua permanente atualidade na sociedade brasileira.